coronavírus

CORONAVÍRUS: OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO?

Enquanto assistimos muitos fechando suas portas durante a pandemia, também foi possível ver novos empreendedores surgindo e crescendo em meio a crise. Com isso, podemos concluir que o mercado acolhe quem faz de limões, uma limonada. Mas como está o cenário empreendedor no momento? É isso que vamos analisar nesse artigo e te contar. 

 

Com o início da pandemia, muitas empresas foram obrigadas a mudar sua forma de trabalhar. Processos precisaram ser criados, e os que já existiam, precisaram ser adaptados para comportar as necessidades de um home office, por exemplo. Mas será que as pessoas estavam preparadas para isso? Foi preciso uma transformação digital imensa para atender todas as necessidades que a pandemia gerou e até certo ponto, as pessoas lidaram bem, porém outras, tiveram muita dificuldade. Mas da mesma forma que isso foi ruim para alguns, abriu muitas portas para outros. 

OPORTUNIDADES DURANTE A PANDEMIA

Por conta do fechamento de muitas lojas, demissões aconteceram. Isso levou pessoas que antes estavam estagnadas e vivendo bem em sua zona de conforto a seguirem seus sonhos. Muitos abriram seu próprio negócio para poder sobreviver. A pandemia deu um pontapé no início da era do empreendedorismo. Muitos aproveitaram as aulas online para se especializar e estudar sobre sua área, enquanto faziam o que era preciso para sobreviver. 

Estamos vivendo um período em que novas microempresas estão surgindo e precisando de uma força para levantar. Divulgação, produtos de qualidade e muita força de vontade são ingredientes essenciais para que algo que começou em uma fase tão ruim, possa vir a se tornar um case de sucesso. 

O que preciso para me destacar e crescer? 

O primeiro passo já foi dado. Não é fácil pegar o pouco dinheiro que restou e investir em algo tão incerto como o empreendedorismo, porém com força de vontade e empenho é possível seguir por caminhos turbulentos tirando apenas aprendizados. Agora é hora de estudar. 

Procure aprender mais sobre o mercado. O mais importante é saber atrair o público, vender, e encantá-los com seu produto ou serviço, pois a sua base sólida será sempre, seus clientes. 

Como atrair clientes? 

Hoje em dia, com a revolução digital causada pela pandemia, as redes sociais se tornaram ótimas aliadas na atração de pessoas para os negócios. Através de estratégias de Inbound Marketing, você consegue atrair, converter e encantar clientes. Identifique seu público alvo. No início, isso pode ser um pouco complicado, mas tente perceber o perfil de cada pessoa que compra com você hoje e traçar um padrão. Isso irá te ajudar na montagem de conteúdos e na abordagem necessária para converter e encantar novos clientes. 

Com o público alvo identificado, crie conteúdos de valor para eles. Abra uma página nas redes sociais, mostre o processo de produção de produtos, fale sobre curiosidades, dicas e novidades do seu mercado. Assuntos que podem mudar de alguma forma a vida e a percepção do seu público são de extrema relevância. 

 

Ao publicar um conteúdo, interaja com seu público. Peça que eles vejam, que eles acompanhem seu trabalho. Quando alguém comentar algo, retribua respondendo de forma educada. Lembre-se: Nem sempre virão apenas comentários bons, porém, quando algo que não te agrada aparecer, respire e responda de forma educada, sempre tentando reverter o pensamento daquela pessoa com relação ao seu trabalho. Ofereça um mimo, uma solução ou simplesmente diga que aceita a sugestão e que irá trabalhar para melhorar o que for necessário para atendê-la. 

 

São pequenas atitudes que vão encantando seu cliente e transformando-o em um promotor. 

O que é promotor? 

Promotor é aquela pessoa que divuga seu produto ou serviço, sem pedir algo em troca. Ele faz isso, por simplesmente gostar muito do que o foi oferecido. Clientes promotores, são ótimos pois é um tipo de marketing gratuito para você. Eles trabalham de forma que faz com que novas pessoas venham a conhecer e se encantar com seu produto, ajudando no seu plano de possível expansão. 

 

Em época de pandemia, precisamos estar atentos e nos cuidando sempre. Porém, é possível SIM fazer de um momento ruim, algo bom. Estamos vendo o crescimento de muitas pessoas que antes não acreditavam que fosse possível sair da zona de conforto. Nossa obrigação é apoiá-las e assistir ao crescimento do comércio local de camarote. E você? Como está transformando seus limões em limonada? 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *