LIDERANÇA: Conheça os 5 tipos

Quando falamos sobre liderança, abrimos um leque imenso de opções e tipos de líderes. Cada líder carrega em sua forma de liderar muitos de seus princípio e valores, mas isso não os torna melhores ou piores que outros, pois existem peculiaridades e características que precisam levadas em conta, como por exemplo: o tipo do negócio. Porém, existem alguns pontos básicos que são caracteristico de um bom líder, como: um bom líder é que aquele que não se preocupa com status ou fama e sim, com o que ele pode criar, como ele pode melhorar os resultados da empresa e de si mesmo. Um bom líder é aquele que, principalmente, SABE MOTIVAR SUA EQUIPE, não apenas delegando funções e atividades, mas sim, sabendo motivar e identificar pontos de atenção em seus liderados e avisá-los de forma que não os façam se sentir humilhados ou inferiores. Um líder nato, sabe reconhecer seu liderado de forma que o deixe sempre motivado e inspirado para continuar entregando o seu melhor. 

TIPOS DE LIDERANÇA

O estilo de liderança pode ser determinado de acordo com a forma que o líder age, seja por meio das esferas de influência ou por sua capacidade de centralizar ou compartilhar autoridade. Hoje em dia, temos 5 principais estilos. Cada um deles tem suas consequências, e por isso, você como gestor precisa saber identificar qual é seu estilo predominante. São eles: 

  • Autoritário 
  • Indeciso 
  • Democrático 
  • Liberal 
  • Situacional 

AUTORITÁRIO 

Que tem predominância autoritária é dominador e determina o que será executado pelo grupo, sem abrir margem para debates. Isso implica na obediência dos demais e se assemelha muito ao antigo chefe. 

INDECISO 

O indeciso não sabe direcionar o grupo e não assume responsabilidades, fazendo com que a equipe se sinta desorganizada. Isso gera insegurança e pode causa atritos entre membros do grupo. 

DEMOCRÁTICO

Esse tipo de líder se preocupa com a participação do grupo, sempre estimulando-os e os orientando. Ele escuta opiniões e determina junto com a equipe quais são os objetivos desejados e quais tarefas devem ser realizadas. 

LIBERAL 

O liberal é aquele que participa minimamente do processo, dando total liberdade para a equipe definir suas diretrizes e objetivos. Neste caso, apesar da independência, a equipe pode ser sentir meio perdida. 

SITUACIONAL

Um líder situacional assume seu estilo mais de acordo com a situação, ao invés de ser com sua personalidade. A postura deste líder pode variar de acordo com as situações do dia-a-dia, fazendo com que ele se adeque a cada situação.

Liderar é essencial para manter seu time motivado e engajado com os propósitos da empresa, mas é preciso muito cuidado e maturidade para isso, para que feedbacks mal interpretações ou orientações incorretas não acabem afetando o desempenho de cada colaborador. 

E você? Que tipo de líder você é?

1 reply
  1. Наталья
    Наталья says:

    Cada tipo de lideranca influencia, de maneira distinta, o ambiente de trabalho. Conhecer cada uma das existentes e refletir sobre nos ajuda na orientacao de nossas proprias condutas e na busca de recursos para que lideres e liderados cooperem entre si.

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *