Como alavancar suas vendas utilizando as Redes Sociais?

Você sabia que a América Latina é o local onde mais se usa redes sociais? Pois é, são tantas pessoas utilizando essa ferramenta que quase não conseguimos mensurar o tamanho da importância de ter essa informação. 

 

As redes sociais assumiram um papel crucial nas relações humanas, mas você acha que parou por aí? Claro que não! Elas estão presentes e, com muita força, nas relações profissionais também. 

 

Por isso, caso você seja empreendedor ou até mesmo colaborador em alguma empresa, você não pode ignorar o alto potencial que as redes sociais conquistaram no decorrer dos anos, pois elas são ótimas ferramentas para a realização de venda de produtos e serviços. Porém, não basta você sair colocando informações de forma massante e desorganizada. Existe uma grande competição dentro das redes sociais, por conta da quantidade de informação que é distribuída dentro dos canais, por isso, é preciso criar estratégias que o ajudem a se destacar dos demais, chamando a devida atenção do seu público. 

 

Neste post, vamos trazer dicas e sugestões do que fazer para se destacar e alcançar o verdadeiro sucesso de suas vendas. 

 

Temos diversas opções de redes sociais que pode ser usadas como nossas aliadas quando o assunto é vendas, como: 

  • Facebook 
  • Instagram
  • Linkedin 
  • Youtube
  • Twitter 
  • Pinterest 
  • Entre outras. 

Mas como se destacar nesses diferentes canais? 

O primeiro passo, é ter seu público alvo bem definido. Para isso, tenha personas bem desenhadas, para que futuramente seja possível produzir conteúdos mais elaborados e assertivos. Ao conseguir reunir essas informações, você pode começar a identificar onde seu público se encontra. Será que ele está no Instagram e Facebook? Ou Linkedin? As opções são diversas, por isso, é preciso estudar a fundo essa questão para não sair “atirando para todos os lados”. 

Como se destacar? 

O primeiro passo para se destacar é criar conteúdo relevante para seu público. Procure ensinar algo, falar sobre novidades do seu mercado ou então, abordar assuntos relacionados ao seu segmento. Isso, além de atrair mais pessoas para suas páginas, transmite credibilidade, mostrando para quem ainda não te conhece que você entende do seu produto e serviço. 

 

Outro passo importante, é entender quais são os melhores formatos para entregar o seu conteúdo. Por exemplo, vamos criar um público alvo fictício: 

“mulheres de 27 a 35 anos, que possuem família e filhos, e consomem produtos de marcas mais famosas que facilitem seu dia-a-dia.”

 Será que o formato ideal para essas pessoas é um texto blog? Será que ela terá tempo para dedicar a uma leitura extensa? Ou será que um podcast, onde ela pode ouvir a caminho do mercado, é uma opção melhor? Por isso é tão importante definir o público alvo no início de tudo, pois ele será sua base para realizar todas as suas ações. 

 

Depois de ter conteúdos e formatos definidos, é preciso pensar na sua apresentação. Como as pessoas vão ver sua empresa? A identidade visual é essencial para fazer com que as pessoas lembrem de você, tornando-o uma referência dentro do mercado. Tenha cores relacionadas ao seu negócio bem definidas, uma fonte para utilizar em artes de redes sociais e principalmente, um tom de voz. 

 

Você precisa saber como vai falar com seu público, tomando muito cuidado para não comunicar de forma errônea e desacordada com o tipo de pessoa que você quer atingir. 

 

Um ponto essencial que deve ser levado em conta também é, quando você publicar seus conteúdos, interaja com o público. Siga pessoas que seguem sua página, comente, curta suas publicações e principalmente, caso elas façam o mesmo com sua página, retribua, respondendo e interagindo com todos que demonstrarem interesse no que você está apresentando. 

 

Lembre-se, eles são potenciais clientes seus e precisam de atenção desde o primeiro contato com sua marca. 

 

Com essas dicas básicas, será possível começar a vender em suas redes. Mais para frente, vamos abordar esse assunto de forma mais detalhada, criando um guia completo de como vender nas redes sociais. 

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