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O que é Script de Vendas

Um bom Script de Vendas é aquele que consegue prever, rapidamente, as ações dos clientes, criando um enredo rápido que converte mais vendas

Um bom Script de Vendas não é apenas aquele que converte mais em menos tempo de investimento por parte do vendedor.

Tampouco é aquele que engessa e homogeniza processos, anulando qualquer possibilidade de existência de vendas criativas.

A principal função de um Script de Vendas é, sobretudo, gerar valor para nossos clientes, para que eles se sintam, sempre, confiante para dedicar seus investimentos à nossa empresa.

É importante falar, portanto, que tudo o que o nosso cliente compra simboliza, na prática, um investimento que ele faz.

Assim, é essencial que valorizamos esse investimento, seja ele de qualquer valor que for.

É por isso que o Script de Vendas é tão importante para um setor de vendas. É através dele que valorizamos, justamente, o que mais importa durante a negociação com nosso cliente.

Dessa forma, fica sempre claro, tanto para quem vende quanto para quem compra que o que é negociado vai além do dinheiro que representa.

Isso porque, quando vendemos algo, vendemos uma memória, uma experiência e sempre uma sensação.

Com o Script de Vendas é possível, portanto, tornar o que nós vendemos através do nosso produto sempre muito evidente para cada cliente.

Quer saber mais sobre o que é um Script de Vendas e como criar um em sua empresa?

Acompanhe nosso guia!

1 – Saiba como um Script de Vendas começa, como ele se desenvolve e como termina

Um processo de vendas, seja ele guiado por um script ou não, tem um começo, um meio e um fim, tal como aprendemos na escola quando íamos construir um texto.

A diferença é que um bom roteiro vai além do passo a passo, do que deve ser dito e na hora que deve ser dito.

Assim, um bom Script de Vendas reflete etapas e processos, indispensáveis para qualquer empresa, de qualquer segmento. São eles:

  • Encontre seu cliente;
  • Alimente-o com seu produto;
  • Identifique se ele quer seu produto;
  • Venda;
  • Acompanhe seu pós-venda.

Cada uma dessas etapas podem ter seu próprio roteiro – e é excelente que tenham, uma vez que cada uma tem um objetivo específico.

2 – Saiba exatamente o que você vende

Você vende qual tipo de produto? Qual é o seu público? Como você vende?

Essas três perguntas resguardam em si um universo de respostas que podem conduzir à formulação de um roteiro de vendas preciso e certeiro.

No entanto, é sempre necessário lembrar que o nosso público muda o tempo todo, bem como o que ele deseja e, sobretudo, o que ele efetivamente compra.

Conhecê-lo, portanto, também direciona ao seu conhecimento a respeito do seu produto, uma vez que é essencial que você possa oferecê-lo a quem tem boas chances de adquiri-lo.

Assim, é essencial que você se nutra de todas as informações a respeito do seu produto e, mais do que isso, sobre o público que ele tem.

Dessa forma você saberá exatamente como ofertá-lo e para quem está ofertando, podendo criar mecanismos que possam fazer com que seu cliente se sinta confiante para realizar uma compra.

3 – Crie seu Script de Vendas

A partir dos seus resultados, você pode criar um roteiro de vendas específico para cada perfil de cliente.

Por isso é tão interessante que você possa fazer registros constantes da sua atividade enquanto vendedor, verificando para quem vende, o que vende e como vende.

No entanto, para fazer isso, é importante que você crie um sistema para registrar tudo o que você vende e, essencialmente, qual foi o passo a passo da sua venda.

Assim, registrar, de forma clara, o que foi dito, como foi dito, para quem foi dito, torna mais fácil criar um sistema de vendas e um roteiro que possa conduzir a mais finalizações de sucesso.

Com boas anotações e formulando um bom Script de Vendas você consegue sempre ter acesso aos fundamentos do seu processo.

E, com eles formulados, a revisão é bem mais simples de ser feita. Através de revisões constantes do processo, é possível aprimorar seu Script de Vendas.

Para esse aprimoramento é essencial que você ouça, sempre, seus clientes, buscando feedbacks que possam apontar pontos mais frágeis do seu processo.

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