Marketing-Criativo

Marketing Criativo: Gerando mais vendas e Clientes Satisfeitos

plicar estratégias de Marketing Criativo em sua empresa é garantia de mais vendas convertidas e de ter clientes mais satisfeitos com suas compras

O Marketing Criativo é quase uma redundância.

Toda estratégia de Marketing de uma empresa se baseia em um único critério: como posso me destacar da minha concorrência?

Assim, quando pensamos em Marketing Criativo é essencial que já pensemos também em como o fazer diferente pode nos colocar quilômetros na frente dos nossos concorrentes.

Para isso temos exemplos clássicos no mercado, sobre os quais vamos tratar agora.

A guerra entre McDonald’s e Burger King: o Marketing Criativo em cena

A guerra, já podemos dizer, é uma ação de Marketing.

As duas empresas, ao longo do tempo, provocaram uma a outra em grandiosas ações que nos ensinam muito sobre como a promoção do nosso negócio pode ser feita.

Isso porque, para além da propaganda, as redes de fastfood contam com um público bastante fiel, que não é, por si, aquele que é competido entre elas.

Assim, por que investir tanto em Marketing?

A resposta é simples.

Quanto mais investem, mais atraem público para suas lojas.

E é justamente essa a ação fundamental de uma estratégia de Marketing Criativo.

É por isso que as provocações que uma rede promove contra a outra e suas rápidas respostas são tão interessantes para nós analisarmos.

Em um Natal, por exemplo, o Burger King presenteou a maior loja do McDonald’s nos Estados Unidos com uma churrasqueira.

Isso porque é característico do hambúrguer fabricado pelo Burger King o seu sabor defumado, enquanto o McDonald’s trabalha com chapa.

Assim, a brincadeira, embora ganhe ares de seriedade do ponto de vista do Marketing Criativo apenas impulsiona o crescimento de ambas as marcas.

Como estabelecer uma estratégia de comunicação mais criativa

Você deve ter visto centenas de exemplos na Internet de empresas que usam uma linha mais engraçadinha do que formal nas redes sociais.

Essa linha é chamada de Marketing Criativo porque, através de uma intensa pesquisa do seu público, ou das suas personas, consegue identificar e mostrar em suas campanhas aquilo com o que o seu público se identifica.

Embora esse conceito seja muito popular na web, ele é perfeitamente possível de se replicar também no varejo físico.

Assim, utilizar uma estratégia criativa não é, apenas, adotar uma linguagem mais engraçada ou usar e abusar de trocadilhos.

Ser criativo requer identificação do seu público, que pode, rapidamente, fazer com que sua campanha ganhe milhares de pessoas engajadas a ela.

Ou, a depender da mesma linguagem que pode fazer dela um sucesso, até mesmo ser boicotada caso você tenha ignorado um assunto importante do momento ou tratado ele de forma incorreta.

O Marketing Criativo, assim, é muito sazonal.

Criar campanhas utilizando assuntos que já estão sendo tratados no momento, portanto, é sua grande missão para que se converta, assim, em vendas criativas.

O que levar em conta na hora de elaborar a sua estratégia de Marketing Criativo

1 – Esteja atento às tendências de comunicação e não subestime o poder que a palavra tem, seja no online, seja no físico;

2 – Não subestime o poder do meme, mas esteja atento, sempre, ao seu prazo de validade;

3 – Não se alinhe e nem adote discursos que vão de encontro à pautas sociais relevantes;

4 – Fique de olho no calendário comercial e fuja do óbvio – nem toda mãe gosta de flores e nem toda mulher gosta de chocolate;

5 – Considere o tempo como essencial e não atrase suas campanhas;

6 – Conheça seu público, fique de olho em alguns perfis que mais se envolvem com a sua marca e busque conexões com eles;

7 – Saiba o que as pessoas que compram a sua marca esperam: conheça suas pautas, sua idade e familiaridade com a linguagem que você deseja dar à sua campanha;

8 – Conheça a sua concorrência e visite-a. Saiba como ela trata temas fundamentais da sociedade e conheça seu posicionamento;

9 – Seja fiel às suas ideias e defenda-as caso estejam corretas e dê alguns passos para trás e reformule caso estejam erradas. Não corra riscos com a sua imagem;

10 – Não faça sempre a mesma coisa só porque a primeira vez deu certo. Invista sempre em mais pesquisa e tenha, sempre, melhores resultados.

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