3 Empresas Criativas e Inovadoras

O que temos a aprender com empresas criativas? Certamente, muito. Conheça o que as gigantes em inovação fazem para criar e vender ainda mais!

As empresas criativas nos ensinam muito sobre o potencial que temos de reunir boas ideias e transformá-las em ótimos negócios.

Conheça cinco delas, que apostaram em inovação, conhecimento e, sobretudo, em muita criatividade e como isso impacta, hoje, em nossas vidas.

1 – A campeã entre as empresas criativas: 3M

A criatividade é a chave dos negócios e produtos desenvolvidos pela 3M, que hoje agrupa diversas marcas em seu nome.

Mas existe um produto, em particular, que é altamente contagiante quando o assunto é, principalmente, a produtividade: o Post-It.

Os papeizinhos autoadesivos fazem sucesso entre profissionais, estudantes e pessoas que se envolvem, necessariamente, com a criatividade e com a produtividade.

Lá pela 3M existe até mesmo um time focado em inovação, que é especializado em divulgação e também no incentivo por geração de ideias mais criativas, seja dentro, seja fora da empresa.

Assim, a 3M, atualmente, consegue atuar em diversos segmentos. Da saúde à geração de energia, a criatividade, certamente, já está no DNA dessa empresa.

2 – Pão de Açúcar, vendas criativas e antecipação de tendências

A rede Pão de Açúcar é mais um claro exemplo do que a criatividade pode fazer por um negócio, seja ele pequeno, médio ou gigante, como é o caso.

O Pão de Açúcar foi uma das primeiras redes a apostar em levar para as lojas os alimentos orgânicos, que hoje são indispensáveis em qualquer varejista do ramo alimentício.

É assim que empresas criativas dão passos largos em direção ao sucesso: apostam em tendências e acabam, por fim, emplacando.

O Grupo Pão de Açúcar também não fica para trás quando a aposta é utilizar sistemas inovadores e ferramentas tecnológicas em suas compras.

Com seu app destinado ao consumidor final, já é possível antecipar a sua compra, direto pelo smartphone.

Assim, com atitudes cada vez mais inovadoras e criativas, o grupo consegue cativar uma grande gama de clientes, desde os mais antenados até aqueles que não ligam tanto para tecnologias.

Se você faz parte do segundo time, é quase certo que você irá conseguir encontrar sempre uma pessoa disponível na loja para te ajudar a decidir sobre a compra de um vinho, por exemplo.

3 – Empresas criativas conservam o meio ambiente, como no caso da Sulamérica

Cerca de 95% de todos os processos realizados pela seguradora, atualmente, são exclusivamente feitos de forma digital, produzindo 0 papel e reduzindo a pegada de carbono da empresa.

Para que isso fosse uma realidade, no entanto, a empresa teve de investir – e muito – em processos de digitalização e em equipamentos inovadores.

Assim, foi uma das primeiras a adotar o uso do tablet já no momento da venda dos seus planos de seguros, inclusive abolindo a assinatura física de documentos.

Por mais complicado que pareça ser adotar essa medida, saiba: algumas alternativas são muito fáceis de implementar.

Comece, por exemplo, reduzindo a impressão de notas fiscais e de comprovantes de pagamento, que podem facilmente ser encaminhados para e-mails dos seus clientes.

Por fim, determine também a mesma prática com seus fornecedores.

Empresas criativas geram vendas criativas

A inovação e a criatividade são características que, uma vez que se integram ao DNA da empresa, se refletem em toda a conduta adotada na hora de fechar vendas.

Assim, temos uma dinâmica muito menos fechada, menos hierárquica e muito mais fluída de trabalho.

Dessa maneira, conseguimos desarticular processos que podem pesar, e muito, para nossos colaboradores, tornando o ambiente de trabalho mais leve, sem perder, com isso, os resultados.

Ser mais criativo, portanto, não está só relacionado a uma postura de quem cria coisas novas o tempo todo.

Está também associado com aquilo que faz com que nós, todos os dias, mudamos algumas pequenas coisas em nosso entorno.

Assim, passo a passo, conseguimos resultados muito mais satisfatórios, econômicos e, porque não, divertidos para nosso trabalho.

Se você quer topar essa ideia e incorporá-la de vez à sua rotina, algumas coisas podem fazer com que você aumente sua criatividade:

  • Faça muitas perguntas;
  • Pense em como solucionar problemas de formas diferentes;
  • Seja econômico com seu tempo;
  • Leia muito, se informe muito e ouça muito;
  • Reconheça os resultados das suas ações.