3 Dinâmicas de vendas para a sua equipe

As dinâmicas de vendas são ações promovidas pela gestão a fim de desenvolver as habilidades de trabalho em grupo e melhorar a desenvoltura na hora de vender

Não são poucas as dinâmicas de vendas que já conhecemos através de entrevistas de emprego.

Hoje, para além do uso em seleções, elas figuram como ferramenta essencial para criarmos engajamento em nossas empresas.

Quando utilizadas pelo time de vendas, as dinâmicas são, sobretudo, importantes para que possamos analisar também a forma como se vende.

Assim, nos nutrimos com informações essenciais para melhorarmos nosso time e, mais do que isso, alavancarmos nossas vendas criativas!

Dinâmicas de vendas criativas para seu time

1 – “Meu produto sou eu”

Como seria possível vender um produto sem que você o conheça em todas as suas qualidades e suas fragilidades?

Quando partimos do pressuposto de que é a honestidade quem guia o processo de venda, juntamente de todo o nosso potencial persuasivo, temos de aprender a apresentar nosso produto.

Não cabe, nessa hora, mentir.

É essencial que nós saibamos, portanto, valorizar as características essenciais do que vendemos sem deixar de jogar limpo sobre aqueles pontos menos “premium”.

Para essa dinâmica de vendas, cada pessoa deve, em cerca de um minuto, apresentar-se como seu próprio produto.

Aqui, instruir o time a se preparar para saber o que falar na hora de “vender-se” também promove já de saída uma solução criativa para que o avaliador também possa analisar:

  • Como cada um se porta ao falar sobre si mesmo;
  • Quais são os pontos positivos e negativos da fala de cada pessoa;
  • De que maneira cada um se apresenta falando para mais pessoas.

Ao fim da apresentação, faça perguntas instigantes, que também extraiam respostas negativas sobre o produto.

Assim, sabemos também de que forma nosso vendedor se porta ao elencar pontos negativos sobre si mesmo, o que podemos trabalhar também ao longo do processo.

2 – “Invente um produto impossível de vender”

Um elefante cor de rosa que vomita a cada 10 minutos 300 bolos de cenoura, cuja a alimentação é composta por 100 dólares a cada minuto.

É possível vender um produto como esses? Sim. Por que é possível vender qualquer coisa? Não.

Quando aplicamos essa dinâmica é sempre necessário lembrar que o que vendemos não são coisas em si.

Vendemos, sempre, experiências, bem estar, memórias ou sensações.

Assim, focando nessas características que são partes essenciais de um processo de venda conseguimos extrair, justamente, o melhor de nossa equipe de vendas.

Afinal, as dinâmicas de vendas existem, essencialmente, para que consigamos entender os processos que conduzem alguém até o momento da compra.

Para essa dinâmica, portanto, é fundamental que os vendedores possam explorar os limites do seu potencial de convencimento.

Então vale mesmo a pena usar e abusar de toda forma de argumentação!

3 – “Mobiliando nossa casa”

Nessa dinâmica vamos testar o potencial de convencimento de cada vendedor do nosso time.

Para isso, divida a sua equipe de vendas em dois grupos e distribua para os vendedores várias fichas que devem ser preenchidas com:

  • Foto de um móvel;
  • Suas dimensões;
  • Seu preço final;
  • Seu margem negociável.

Agora, distribua para o outro time uma planta de um imóvel que deve ser mobiliado e dê a eles um orçamento de valor inferior à soma dos produtos distribuídos ao primeiro time.

Com as fichas distribuídas, é hora da negociação.

É só mesmo deixar os dois grupos negociarem e fecharem, da forma mais rápida que for possível, a mobília de todo o imóvel.

Deixe claro, no entanto, para os dois grupos, que a dinâmica só se encerra quando o imóvel estiver totalmente mobiliado.

Por que devemos aplicar dinâmicas de vendas?

As dinâmicas de vendas são essenciais para movimentar nosso time, tornando-o mais criativo, mais dinâmico e mais seguro.

Além disso, é um momento de grande aproximação entre todos os nossos colegas de trabalho.

Assim, embora seja um momento de grande distração e relaxamento, é muito frutífero para o nosso planejamento de trabalho.

Dessa forma, conseguimos nutrir o melhor que existe em nossos colaboradores, que é a participação, o envolvimento e, mais do que isso, a empolgação.

Apostar, então, nas dinâmicas de vendas é uma grande forma de incentivo para nossos times, que aprendem, dividem e crescem juntos!